Sua empresa está nas Redes sociais?Será que não??!!

Embora o acesso à mídia contemporânea - jornais, TV e rádio - ainda seja restringido por seus proprietários, a internet proporcionou uma platafor¬ma para vozes individuais serem ouvidas. Essa saída, a mídia social, vem em muitas formas. O termo não se refere só aos meios de comunicação atuais, mas sobretudo ao seu conteúdo - tudo o que está disponível para qualquer um ler, contribuir e se envolver.

Nestes canais, as pessoas podem dialogar e compartilhar informação. O conteúdo de uma Mídia Social tende sempre ao infinito, uma vez que qualquer membro pode contribuir a qualquer momento. Este diálogo en¬tre usuários constitui blocos colaborativos de opinião.

O outro aspecto fundamental das redes sociais é que elas são um meio de conversação de “muitos para muitos”, com uma relação complexa entre o público e o remetente.

Assim, a Estratégia em Mídias Sociais é uma imersão neste universo de trans¬parência nas relações entre empresa e consumidores. Mais do que anunciar, é analisar as opiniões sobre um tema. Mais do que divulgar, é discutir os as¬pectos positivos e negativos de um serviço, afim de direcionar os esforços de uma campanha publicitária ao encontro dos anseios de seu target.

O QUE SÃO MÍDIAS SOCIAIS?

Redes de relacionamento: Permitem a conexão com outras pessoas em sites de relacionamento. Di¬versas aplicações nesses sites tornam a experiência mais interessante.

IMPACTO AMPLO

Os cidadãos da sociedade digital confiam mais uns nos outros do que nas mensagens de marketing das empresas - o que levou analistas a sugerir que, na era digital, as organizações não têm controle total de seu ma¬rketing. No entanto, enquanto a ausência de controle dá crédito à mídia social, a falta de controle editorial significa que a qualidade e a precisão possam ser comprometidas em relação ao conteúdo produzido profissio¬nalmente.

TIPOS DE MÍDIA SOCIAL

SOCIAL BOOKMARKING

Você pode compartilhar suas páginas favoritas através de sites que permi-tem que você guarde-as e salve-as. Por exemplo: Digg e Del.icio.ous.

BLOGS E MICROBLOGS

REDES SOCIAIS

Você compartilha conteúdo, fotos, vídeos e interesses através de redes de relacionamento. Por exemplo: Orkut, Facebook, YouTube e Flickr.

A MINHA EMPRESA DEVE ENTRAR NAS REDES SOCIAIS?

Certamente você deve estar se perguntando se deve colocar a empresa na rede, contratar ou formar uma equipe e comprar equipamentos para manter a atualização? O medo de encarar uma crise na rede faz você pen-sar em deixar o bicho quieto. Não mexer na rede para não provocar?

POR QUE CRIAR PERFIL EM REDES SOCIAIS?

Antes de dar a resposta definitiva para essa pergunta, quero colocar algu-mas informações necessárias para você, empresário que está pensando em entrar nas Redes Sociais:

  • Milhões de pessoas estão presentes nas redes sociais todos os dias;
  • As pessoas podem falar bem ou mal do seu produto ou marca;
  • Se a empresa não estiver na rede como vai se defender? Como evitar que a crise aumente?
  • Cada vez mais empresas de grande porte estão migrando para as redes e monitorando. Tudo para crescer cada vez mais. As mídias sociais tem o poder de abrangência de público muito rápida, uma vez que há uma interação maior entre o dono da campanha e usu¬ário. Cada mídia social como Facebook, Twitter e Orkut têm diferentes maneiras para encontrar o seu público-alvo, é necessário que haja uma definição antes de publicar o seu produto na internet.

    No ano de 2012, o objetivo principal de manter um perfil corporativo nas redes sociais são:

    • Relacionamento com o cliente 74%
    • Reforço da marca 63%
    • Promoção e divulgação de produtos ou serviços 53%
    • Monitoramento da marca 46%
    • E-commerce 18%

A partir desses dados, é perceptível o quanto as redes sociais são impor-tantes tanto para o marketing das empresas quanto para o crescimento empresarial. Outros dados também revelam quais são as redes sociais que estão em posicionamento nos rankings de concentração nas campanhas de marketing:

  • Facebook 76%
  • Twitter 56%
  • Google+ 32%
  • Foursquare 10%
  • Orkut 8%

Isso responde a pergunta? Quase! Continue lendo porque a resposta é muito simples e será respondida agora.

A MINHA EMPRESA DEVE ENTRAR NAS REDES SOCIAIS?

A resposta para essa pergunta é: Sua empresa já está nas Redes Sociais porque o seu cliente está lá. Sua empresa não precisa de um perfil em uma rede para estar no tema e assuntos debatidos dentro do Facebook, Twitter, Orkut, Youtube e muito mais. Por isso é muito importante a pre¬sença da empresa na rede para monitorar, evitar qualquer crise e claro, crescer ainda mais conquistando mais clientes.

REDES SOCIAIS DÃO RETORNO FINANCEIRO?

Começo esse artigo dizendo que Redes Sociais não são canais de vendas. São canais de relacionamento que podem gerar vendas de acordo com o nível de relacionamento que o usuário tem com a marca. Redes Sociais, sabendo fazer, dão resultados sim! Resultados em vendas! Um bom exemplo foi uma ação feita no Facebook da Giuliana Flores onde cada like tirava 1 centavo do valor do produto. Final do dia, mais de 1,2 mil likes e 50 vendas. “Gerou venda por que não oferecemos um desconto e sim uma experiência nova de intera¬tividade com o consumidor. Pregamos o relacionamento. Isso vende!”

Mas nem só de venda vive a internet! Marcas que acreditam que tudo na web tem que vender (ação no YouTube, um banner, um tweet) Tudo tem que vender? Claro que não! E o bom relacionamento que pode gerar ven-das indiretas? O poder de divulgação do consumidor é preciso ser analisa-do e levado muito em conta. As pessoas compram por indicação de outras pessoas. Marcas com reputação alta tendem a ter muito mais resultados. E como conseguir essa alta reputação? Relacionamento.

O social commerce, termo que está totalmente ligado a venda pelas redes tem crescido muito no mundo inteiro, entretanto ainda se vê muito o: publica produto, desconto e veja o que acontece. Não! Social commerce é socializar. É ter o usuário mais participativo, mais interativo. É ele comprar e compartilhar. Socializar é a palavra.

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